30.10.08
Pesquisa de campo - Primeiras impressões
28.10.08
Planejamento impresso
Veja abaixo todo planejamento do projeto desenvolvido pelo grupo, esse script foi muito importante para o sucesso do trabalho.
Só leia se tiver interesse de saber como é a elaboração de um projeto, porque caso não tenha interesse vai achar um saco.
Os sete pecados capitais
Índice
· Conceito de pecado
· Os sete pecados
· Slogan
· Tema abordado
· Descrição das cenas
· Panejamento do projeto
· Check-list
· Equipe
· Apresentação do trabalho
Conceito de pecado - Os sete pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do catolicismo para educar e proteger os seguidores crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos. Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada. Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.
Os sete pecados:
Soberba: Pecado associado à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.Em paralelo, segundo o filósofo Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade, como sendo também um pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e tratados conjuntamente.
Avareza: O avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.
Avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro. ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indíviduos, por exemplo.
Para o avaro, os bens materiais deixam de ser um meio para aquisição de bens e serviços e para a satisfação das necessidades, mas um fim em si.
A avareza opõe-se à virtude da generosidade.
Ainda de acordo com a definição usual, valores imateriais como a inteligência, cultura, arte, beleza e amor não existem para o avarento, pois tais elementos são abstratos e não podem ser convertidos em dinheiro.
O avarento renega aos próprios desejos e necessidades para ter apenas uma possibilidade de gozar do fato de poder possuir um pouco mais de dinheiro em suas economias.
Luxúria: Segundo a Doutrina Católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
A luxúria é um pecado capital (Pecado principal) ou seja, um pecado mais forte que segundo a doutrina católica, serve de "porta" para levar à outros pecados, no caso da luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, a prostituição, sodomia, pornografia, incesto, masturbação, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo e masoquismo (busca de prazer através da dor), desvios sexuais, e tantos outros pecados relacionados com a carne. A luxúria segundo a mesma doutrina pode acarretar em consequências como por exemplo o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos). Portanto a Luxúria seria uma porta de acesso à outros pecados (Desvios Morais).
Inveja: É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
A inveja é freqüentemente confundida com o Pecado Capital da cobiça, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é probida nos Dez mandamentos da Bíblia.
Gula: O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa.
Na maioria das vezes, as pessoas consideram a gula o pecado de comer excessivamente e mais do que necessita. Mas esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem. Uma forma de cobiça.
A gula é controlada pelo uso da virtude da Temperança.
Ira: A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa.
Segundo a Igreja Católica, a ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração, e neste caso normalmente é levado ao suicídio. Precisamos entender que o castigo e a execução do mesmo pertencem a Deus.
Preguiça: A Igreja Católica apresenta a preguiça como um dos Sete Pecados Capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio, vadiagem.
Na Bíblia Sagrada não há registro destes 7 Pecados, no entanto traz várias orientações para evitar a preguiça, principalmente no livro de Provérbios. Fonte ( Wikipédia; 12/10/08 )
Slogan : “Pecado é não ter opção”
"A injustiça, senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade [...] promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas."
(Rui Barbosa)
Tema abordado: (Apelo emocional, crítica a sociedade) A idéia de usar moradores de rua como modelos para as fotos do trabalho e representar os sete pecados é traçar um paralelo com discriminação e exclusão social que eles sofrem e por isso acabam cometendo excessos, pecados. As fotos serão feitas em ambiente externo de acordo com as cenas descritas abaixo. As imagens serão feitas com apelo emocional através da representação da realidade que essas pessoas vivem, crítica à sociedade. “ Eles pecam por falta de opção ”.
Descrição das cenas:
Soberba· Cena de um morador de rua furando a fila do “sopão”, nariz empinado | Outras pessoas que estão na fila ficam irritadas. | Cena de um morador de rua desprezando outros na mesma situação. | Cena em que um novo morador de rua não aceita sua situação, não se mistura a outros, despreza a classe mesmo fazendo parte dela. A cena pode estar representando um grupo de moradores dividindo as coisas, confraternizando enquanto o pecador esta isolado com uma feição de desprezo.
Avareza- Cena de um morador de rua de costas correndo para pegar umas moedas que estão sendo oferecidas por um dos carros no semáforo, no bolso haverá várias notas. | Cena de um morador de rua separando bastante dinheiro na mão.
Luxúria- Cena de dois moradores de rua ao fundo "felizes" devido à passagem de uma mulher a sua frente.
Inveja- Uma morador de rua sentado na calçada olhando para outro que está recebendo atenção de alguma pessoa | Cena de um menino de rua olhando para outras crianças comendo e se divertindo como se quisesse estar no lugar deles.
Gula· Cena de um morador de rua procurando comida no lixo enquanto morde uma fruta ou alguma coisa que já tinha achado (maça vermelha).
Ira- Cena de um morador de rua nervoso porque fecharam o vidro do carro na sua cara para não dar esmola | Cena de um morador de rua embriagado quebrando uma garrafa ou brigando com outro.
Preguiça-Cena de um mendigo dormindo em um local e horário onde há várias pessoas trabalhando.
Panejamento do projeto - Iremos realizar as fotos conforme o esboço em anexo ao mesmo tempo oferecendo roupas e comida a todos moradores de rua que encontrarmos independente se estes participarão do trabalho ou não.
Prepararemos leite com chocolate, pão francês com presunto e queijo e faremos doação de roupas e calçados.
Na abordagem veremos se o m.r tem condições de participar. Se caso ele não quiser bater a foto, veremos a possibilidade de pegar um depoimento.Teremos que fazer autorizações de uso de imagem, kits com doações para dar a eles além de definir os ambientes e horários que iremos fazer as fotos.
Equipe:
3 Veículos com figurino, equipamento e doações
· Responsável pela iluminação composição e enquadramento de cena.
De acordo com o rascunho irá colocar os elementos de cena e marcar as posições dos modelos
· Responsável pela fotografia.
Irá fotografar as cenas, bem como elementos para que possamos usar no trabalho, como por exemplo: foto de ambientes pobres, jornal velho, foto 3x4 de cada participante.
· 2 Responsáveis pela filmagem do making-off, com entrevista.
Irá fazer entrevistas com os modelos assim como de outros moradores de rua para sobre o seu cotidiano se preocupando em captar as imagens com qualidade.
Script das perguntas:
- Quanto tempo você é morador de rua, porque, de que cidade veio, quanto tempo está nessa vida, o que fazia antes, qual seu maior sonho.
Essas perguntas são as principais, a partir daí fazer outras
· Responsável pela distribuição dos lanches, kits, montagem do cenário e equipamentos e figurino.
· Técnico de segurança.
Segurança do local e equipamentos
Check-list
· Modelos - serão encontrados na rua
· 15 Kits ( Contendo roupa, comida, brinquedos, não dar dinheiro)
· Definir ambientes quando for realizar as fotos (improvisação).
· Câmera digital para making off.
· Suporte para câmera
· Bateria para câmeras
· Garrafas térmicas e lanches
· Câmera profissional para produção fotográfica.
· Iluminação.
· Maça vermelha.
· Pochete de moedas para cena da Avareza.
· Cobertor vermelho para cena da Preguiça.
· Tamanco vermelho e calça para cena da luxúria.
· Documentos para uso de imagem.
· Dinheiro impresso
· Triângulo de sinalização
· Maquiagem
Apresentação do Trabalho
Apresentação: (Power Point, WMP, Impresso) Começar com making off mostrando só a preparação para as fotos deixando fluir a curiosidade da classe.
Apresentar cada peça e justificando os pecados cometidos..
Comentar sobre como a sociedade transforma as pessoas
Colocar o nome e depoimento de cada "modelo".
Próximo passo - Pesquisa de campo - Aguardem!
Projeto elaborado para as aulas de fotografia da faculdade Anchieta. Proibido a reprodução sem autorização dos responsáveis.